1/5

O que são as Sesimbra SurfSki Series?

Sesimbra SurfSki Series são um conjunto de competições organizadas pelo Clube Naval de Sesimbra no início de cada época desportiva. Estas competições têm o objectivo de promover e dinamizar a prática do SurfSki, bem como, preparar os atletas para o Campeonato Nacional.

Quem pode participar?

Todos podem participar!

Para participar apenas necessitas de ter um SurfSki! 

Não é necessário ser federado para participar, mas se não fores federado, deves mencioná-lo na ficha de inscrição.

Não tenho um SurfSki. Posso alugar?

Infelizmente não dispomos de SurfSki's para alugar :(

Inscrições

As inscrições podem ser feitas de duas formas e estão sujeitas a uma taxa a definir anualmente no inicio cada SurfSki Series:

1) Inscrição Completa (todas as competições)

2) Inscrição em apenas uma competição

Mais informações sobre inscrições aqui

Equipamento Obrigatório

O colete salva vidas é obrigatório em todas as corridas.

Em condições de vento superiores a 15 nós é obrigatório o uso de leash.

Pontuação

Apenas serão contabilizadas os 2 melhores resultados de cada participante para efeitos de classificação final.

A pontuação será atribuída segundo os critérios estabelecidos no Regulamento de Canoagem de Mar da Federação Portuguesa de Canoagem.

O que é um SurfSki?

Um Surfski é um caiaque estreito, leve e longo com o cockpit aberto (sit-on-top) que contém um leme que geralmente é controlado pelos pés através de um sistema de pedais. Normalmente têm uma tamanho entre os 5,2-6,5 metros de comprimento e entre 42-55 cm de largura.

O SurfSki foi construído especificamente para fazer travessias oceânicas. É muito bom a surfar as ondas e vagas oceânicas quando se rema a favor do vento, bem como é muito bom a ultrapassar as ondas quando se rema contra o mar.

O cockpit aberto (sit-on-top) faz com que o SurfSki seja uma peça única onde não é possível entrar àgua. A única água que entra é na zona do cockpit que é automaticamente sugada por um escoador através do andamento do caiaque. Esta característica transforma o SurfSki na forma de caiaque mais segura para fazer travessias oceânicas, porque mesmo que o remador caia à água pode sempre voltar à embarcação, com ou sem ajuda (técnica própria para entrar), sem que seja necessário retirar qualquer água ao caiaque.

Há vários tipos e modelos de SurfSki com diferentes níveis de estabilidade para que todos os praticantes consigam usufruir da prática da modalidade independentemente da sua experiência.