Resenha Histórica

O Clube Naval de Sesimbra fundado a 4 de Setembro de 1930, por entusiastas da pesca e dos desportos naúticos, que desde a primeira hora, perceberam, e bem, que a Vila de Sesimbra era uma excelente estância balnear marítima, dotada de características ímpares no mundo, que devia possuir um centro de pesca desportiva e de desportos náuticos que dinamizassem o turismo da Vila. Na época, era uma visão de futuro inovadora, face aos meios e às mentalidades, mas foi assim que nasceu o Clube Naval, através da iniciativa de prestigiadas figuras sesimbrenses, lideradas pelo Presidente da edilidade, capitão-engenheiro Joaquim Mateus Preto Chagas.

Durante a sua já longa vida, o Clube Naval teve grandes momentos de vivência colectiva, como nos é relatado no livro, "Breve História do Clube Naval de Sesimbra", de António Reis Marques. Desde a participação na Tarde Náutica Infante D. Henrique, em Setembro de 1940; passando pelas Festas dos Pescadores de Sesimbra nos anos subsequentes; à natação, com a 1.ª Travessia da Baía em 1946; ao lançamento ao mar da jangada-escola em 1952; o Clube Naval foi uma associação voltada para o mar com o espírito em terra e o grande dinamizador e a potencial locomotiva das actividades náuticas da época, sempre com grande participação e envolvência da comunidade piscatória e em prol da Vila de Sesimbra.
Foi esse espírito fomentador das actividades náuticas e testemunho que passou através dos vários corpos directivos do Clube Naval, que, com trabalho e dedicação, fizeram o seu melhor ao longo destes 75 anos e conseguiram bons resultados nas actividades então desenvolvidas, designadamente na natação e caça submarina, onde os atletas do CNS se destacaram a nível nacional e internacional.

Mas a dificuldade de acesso ao mar, associada à precaridade das instalações náuticas de apoio, impunha limites inaceitáveis à continuidade e desenvolvimento das actividades do CNS. Apesar dessas dificuldades, o Clube manteve a operacionalidade e o apoio aos seus sócios com as actividades de fundeadouro e grua, alargando o âmbito das suas actividades náuticas para a vela e a pesca desportiva. Uma nota de relevo para a organização do Campeonato Europeu de Caça Submarina em 1980, que foi um honroso sucesso para a modalidade, para o Clube e para o nosso país.

A partir de meados da década de noventa e até à actualidade, nomeadamente com a instalação do Porto de Recreio em 1999, o Clube Naval ganha mais importância no contexto portuário, como unidade económica e dinamizador da expansão turística e das mais diversificadas actividades náuticas, com relevante sucesso a nível protocolar com a Câmara e escolas concelhias. Aumenta abruptamente o número de associados, ganha dimensão, cresce o número de praticantes nas secções desportivas, designadamente na nova secção de canoagem, e surge o projecto da nova sede social que hoje é uma realidade.

Em 2004, o Clube Naval de Sesimbra apostou forte na realização do 40.º Campeonato do Mundo de Pesca de Alto Mar, para repetir o sucesso alcançado por Sesimbra em outros prestigiados eventos marítimos, devido às suas qualidades pesqueiras e mar azul, e como factor de promoção e dinamização do turismo de qualidade ligado ao mar e à pesca. Nunca é demais recordar que o mar e a pesca continuam a ser a alma da Vila de Sesimbra, enquadrados pela beleza da Arrábida, a imponência do Cabo Espichel, o que associado à memória dos espadartes e ao turismo da "piscosa Sesimbra", como Luís de Camões a designou nos "Lusíadas", proporciona histórias inesgotáveis de grandes peixes e de valorosos e bravos pescadores.

Hoje, com os seus 88 anos de história e a obra feita à vista de todos, o CNS atinge um patamar de desenvolvimento assinalável, estando dotado das infra-estruturas adequadas e necessárias para ser considerado um clube náutico de classe europeia e pólo de desenvolvimento social e desportivo para a Vila de Sesimbra.

 

Organigrama

ORGÃOS SOCIAIS ELEITOS PARA O TRIÉNIO 2018/20

 

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: César Armando Medalha Pratas
Vice-Presidente: Miguel Maria Ferraz Alarcão Bastos
1º Secretario: Ludgero Pereira Fernandes Caleiro
2º Secretario: Pedro Frederico Oliveira de Sousa Portugal

 

DIRECÇÃO

Presidente: António Júlio Carvalho da Cruz
Vice-Presidente: Carlos Manuel Garcia
1º Secretario: Francisco Manuel Freitas Pereira
2º Secretario: Ângela Paula Pinto Batista
Tesoureiro: Fernando António da Silva
Vogal: Pedro Hector Brugnini Gonçalves Pereira
Vogal: António Manuel Barbosa Lourenço
Vogal: César António Ricardo Medalha Pratas
Vogal: Artur Manuel Narciso Pereira

 

CONSELHO FISCAL

Presidente: António Gonçalves Monteiro
Secretario: António Pedrosa Marques Carrão
Relator: José Borges Pacheco de Lima
Suplente: Luis Carlos La Fuente Santos
Suplente: José Ricardo Gomes Silva

 

Estatutos

 

Regulamento

© Clube Naval de Sesimbra - todos os direitos reservados