Marina

Marina

A Marina do Clube Naval de Sesimbra, foi um sonho de muitas gerações, uma velha aspiração do Clube Naval e da Vila de Sesimbra. Equipamento Fundamental para o desenvolvimento do Turismo e da Náutica de Recreio, não só no verão, como ao longo de todo o ano, é de salientar que ao largo do Cabo Espichel passam, anualmente, cerca de 40.000 embarcações de recreio, rumo ao Sul, pelo que, se pelo menos 5% destas embarcações viessem a Sesimbra (algumas já começam a ser clientes habituais), a vila conhecerá um acréscimo de alguns milhares de turistas. Para além das vantagens de ambito turístico e económico que esta infra-estrutura vêm proporcionando, não devem ser esquecidos os postos de trabalho que foram criados, directa e indirectamente, o que constituiu uma mais-valia significativa para a dinamização da economia e para a criação de emprego no concelho.

As obras de construção do Porto de Recreio de Sesimbra, tiveram início, no dia 4 de Dezembro de 1997, sendo decisiva a autorizacão da obra por parte da Administração de Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). A primeira fase, a obra orçamentada em cerca de 160 mil contos, contou com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra e com os contributos dos sócios do Clube Naval. Os trabalhos de construcão estiveram a cargo da Ahslers Lindley Lda., uma empresa especializada na construção de portos de recreio e marinas, de acordo com o projecto.

 

Preçário

O valor da acostagem é sempre referido pelo maior comprimento, o da embarcação ou do lugar de acostagem que vai ocupar
Para acostagens de um dia, a entrada deve ser feita após as 14h e saída até às 12h do dia seguinte.

Descontos e packs:
*Inverno: 7 meses - Out/Abr: inclui 20% desconto
**Combinado (8 meses de marina + 4 de fundeadouro): Oferta de 2 meses - 1 mês de época alta e 1 de época baixa = 25% desconto
***Verão: Incluí 10% desconto (meses de Maio a Setembro - Pagamento único até 15/05)
a) O CNS não se responsabiliza por quaisquer danos materiais. Apenas aceitarão inscrição de barcos seguros por danos próprios e de terceiros (bens e pessoas)
b) As inscrições dos barcos, só serão aceites mediante apresentação de fotocópia do livrete e seguro
c) No acto da entrada para reservas superiores a 1 mês, o sócio compromete-se a informar o CNS da sua saída com 30 dias de antecedência, para evitar o pagamento do mês seguinte
d) Declaro aceitar que as comunicações e/ou notificações serão feitos por intermédio de carta registada simples, para morada agora indicada, sendo esta considerada como morada convenciada para todos os efeitos legais, devendo comunicar qualquer alteração à mesma por escrito

Todos os pontos acima são exclusivos a sócios. Para não sócios apenas temos disponível a tabela diária à qual acresce o IVA a taxa em vigor

 

Projecto

Esta infraestrutura ficou preparada para 130 embarcações de recreio, entre os 6 e os 15 metros. Quanto à sua ocupação, 50% dos lugares destinaram-se a sócios residentes em Sesimbra, sendo os restantes repartidos por outros sócios e por embarcações de recreio - em trãnsito ou que pretendam passar uns dias na nossa vila. A procura foi grande, e rápidamente os lugares de amarração ficaram esgotadas. Sendo necessário pensar e planear rápidamente uma segunda fase do projecto, que incluíu o aumento da área de parqueamento de 130 para 180 embarcações de recreio e terrapleno de área circundante, para a construção de instalações sociais, para Nova Sede, apoio à náutica de recreio e ás secções desportivas do clube, os apoios foram concedidos e as obras foram concluidas.

Indicadores do porto de Recreio do C.N.S.

  1. Resumo de equipamento Sistema Sagres        

    • 300 m Passadiço flutuante com 2,5 m de largura

    • 1 un Ponte de acesso 12,0 X 1,5 m

    • 1 un Portão de acesso

    • 3 un Finger de 12 metros

    • 7 un Fingers SF9 de 9 metros

    • 16 un Fingers SF8 de 8 metros

    • 3 un Fingers SF7 de 7 metros

    • 27 un Fingers SF6 de 6 metros

    • 7 un Fingers SF4 de 4 metros

    • 154 un Cunho de amarração

    • 36 un Braçadeiras para amaração

    • 36 un Amarração flexível, incluindo poitas de 40 kN

    • 25 un Bloco multi-uso água electricidade

    • 4 un Escada quebra-costas

    • 7 un Armário de emergência

  2. Data de confirmação de encomenda

    • 17 de Novembro de 1998

  3. Data de entrega do fornecimento

    • 29 de Janeiro de 1999

  4. Total de postos de amarração: 130 postos

    • 6 postos de 15 m

    • 14 postos de 12 m

    • 33 postos de 11 m

    • 7 postos de 10 m

    • 56 postos de 8 m

    • 14 postos de 6 m

 

Informações Técnicas

O porto de Recreio Náutico, do Clube Naval de Sesimbra situa-se de forma equidistante entre duas das principais cidades de Portugal, a 32 km a Sul de Lisboa (a Capital do País e porto Internacional) , e a 32 km a Oeste de Setúbal (porto Internacional), e distando 147 km para Norte de Sines (porto Internacional e Complexo petroquímico).

 

Latitude: 38º 26'2 N
Longitude: 9º 06'7 W
VHF Chamada Local: Canal 16
VHF Comunicações: Canal 9 e 12

 

Envolventes - Serra da Arrábida, Cabo Espichel

A Marina, situa-se na Vila de Sesimbra, enquadrada no paraízo ambiental da Serra da Arrábida (caracterizado pela grande riqueza biológica, aquática e terrestre, proposta a património Universal), mais promenorizadamente, numa frente marítima entre o Portinho da Arrábida e o Cabo Espichel. Trata-se de uma zona de costa dominada por falésias com elevada projecção vertical, o que lhe confere uma proteção natural, contra intempéries.
Zona turística por excelência, com infraextruturas adequadas e patrimónios naturais e culturais de elevado requinte.

 

Fundos - Serra da Arrábida, Cabo Espichel, Sesimbra

Na zona da Arrábida os fundos são predominantemente de natureza arenosa, havendo algumas excepções de natureza rochosa. Quanto á profundidade esta vai aumentando no sentido Portinho da Arrábida - Cabo Espichel. Na Baía de Sesimbra os fundos são quase totalmente arenosos. Com águas cristalinas e povoados por enorme profusão de biodiversidade. Trata-se de um ambiente, predestinado para a náutica de Laser e Recreio, de grande valor cultural e paisagístico.

 

Horizontes Visuais - Serra da Arrábida, Cabo Espichel, Castelo, Fortaleza Santiago, Forte do Cavalo

Como pontos de referência visuais, são de assinalar:

Os seguintes Farois: de Sines, do Cabo Espichel e do Forte de Cavalo junto ao Porto de Abrigo.

As falésias que enquadram a praia da Califórnia e se extendem, pelo Alto da Califórnia.

O Castelo de Sesimbra.

A Fortaleza de Santiago, já na zona ribeirinha.

 

Acessibilidades - Terrestres e Náuticas

Náuticas:
As acessibilidades marítimas, ao porto de Sesimbra, e mais própriamente ao porto de recreio náutico, vulgo Marina do C.N.S., são as seguintes:

Situa-se a cerca de meia distância entra a barra de Setúbal e o Cabo Espichel, na zona de arribas escarpadas da Serra da Arrábida, numa pequena enseada com praias de areia e fundos quase totalmente arenosos, mesmos com alguns nevoeiros, qualquer pequena embarcação provida de radar faz a acostagem ao porto sem dificuldade, sendo que, nestas condições adversas é possível avistar, como pontos de referência, o Farol do Forte do Cavalo, as falésias altas que enquadram, a baía de Sesimbra, e o Forte do Cavalo, situado na zona sobranceiro á marina.

Como Referência os seguintes Faróis: de Sines, do Cabo Espichel e do Forte de Cavalo.

 

Terrestres:

As acessibilidades terrestres, ao porto de Sesimbra, e mais propriamente ao porto de receio náutico, vulgo Marina do C.N.S., são as seguintes:

Rede viária do Concelho de Sesimbra têm dois eixos rodoviários fundamentais

A EN 378, entre Seixal e Sesimbra, que faz a ligação Norte-Sul, entre a ponte 25 de Abril e a Lisboa

A EN 379, entre Palmela e Santana que estabelece a ligação Este-Oeste, para o concelho de Setúbal e a ligação Norte-Sul, entre a ponte Vasco da Gama e Lisboa.

Actualmente o acesso ao porto de Sesimbra, qualquer que seja a alternativa escolhida (EN 378, EN 379), depois de chegados a Santana e após o desfrute da amena paisagem mediterrânica, com a sua flora, exuberante, bem representada nas matas existententes e bem preservadas, acabamos por serpententear ao longo de vales que se abrem ao mar, de uma forma deslumbrante e apetecível, quer se utilize, a descida directa para a vila, o acesso pela Serra, ou o acesso a Sesimbra Poente.

Regulamento

 

© Clube Naval de Sesimbra - todos os direitos reservados

marina cns.jpg